terça-feira, 17 de abril de 2012
Suchomimus
O Suchomimus foi um grande dinossauro, da família denominada de "Spinosauridae". Este dinossauro era maioritariamente piscívoro (ou seja, na maioria das vezes, alimentava-se de peixes). Existem algumas descobertas que indicam que este dinossauro andava à volta de 11 metros de comprimento, mas alguns cientistas acreditam que em alguns casos, um Suchomimus poderia crescer até 12 metros de comprimento, podendo assim, aproximar-se do comprimento do famoso Tyrannosaurus Rex (13 metros). De altura media à volta de 3,7 metros.
O nome Suchomimus tenerensis significa "imitação de crocodilo". Com um peso entre 2.7 a 4.8 toneladas o Suchomimus era sem duvida alguma, um dinossauro assustador. Alguns cientistas acreditam que o Suchomimus pode ter sido um sinónimo de um outro conhecido membro da família dos Espinossaurídeos, o Baryonyx, pois ambos tem muitas parecenças em comum. Também pode ter sido sinónimo de um outro Espinossaurídeo - Cristatusaurus.
O Suchomimus tenerensis viveu no Médio Cretáceo, entre 121 a 112 milhões de anos atrás (Durante o sub-período chamado de "Aptian", pertencente ao período Cretáceo), ou seja, tendo dominado os Espinossaurídeos durante 9 milhões de anos. Curiosamente, o conhecido Spinosaurus Aegyptiacus apareceu no milhão de anos em que o Suchomimus foi extinto(o Spinosaurus viveu entre 112-97 milhões de anos) e por isso, alguns cientistas acreditam que o Spinosaurus pode ter sido o causador da extinção do Suchomimus. O Suchomimus pode ter tido também como alimentação ocasional, pequenos pedaços de carne.
Ao contrário da maioria dos grandes predadores, o Suchomimus tinha uns maxilares longos, possuintes de cerca de 100 dentes. Este dinossauro é visto quase como um "antepassado" dos crocodilos actuais, visto ter muitas semelhanças.
Tal como o Spinosaurus, o Suchomimus também tinha uma vela dorsal, apesar de essa vela não ser visível nas duas fotos acima, no entanto não era uma vela tão grande quanto a do Spinosaurus, seu parente próximo, mas sim uma pequena vela dorsal, que pode ter servido para impressionar outros machos, ou para regular a temperatura corporal quando à exposição solar. Durante o seu tempo de vida, que já foi referido, o Suchomimus era um dos maiores dinossauros carnívoros existentes no mundo, tendo sido o maior Espinossaurídeo da época (Ainda na realidade, o Suchomimus é o segundo maior Espinossaurídeo, apenas menor que o Spinosaurus Aegyptiacus).
O Suchomimus viveu no que é actualmente, o deserto Saara, quando esse deserto ainda era um local muito húmido, um habitat pantanoso.
Este dinossauro foi descoberto em 1998, tendo sido considerado a maior descoberta do ano de 98, pois foi descoberto 85% do esqueleto completo do dinossauro, isto foi mais que suficiente para reconstruir o esqueleto do dinossauro e perceber melhor de que espécie se tratava e estudar o esqueleto, para tentar perceber que hábitos tinha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário